quarta-feira, 4 de agosto de 2010

Um coração que suspira não tem o que deseja.




Acabo de ver um filme que me ilumininou deveras os pensamentos! Chama-se A Ciência do Sonho, de Michel Gondry. Ele não só é esclarecedor por meio de imagens e roteiro sobre o que se passa em nosso inconsciente quando sonhamos, imaginamos ou encaramos a realidade de frente – porque mesmo ela sendo encarada de perto, ela acontece nos bastidores de nossa mente, o que nos leva a concluir que imaginamos o tempo todo! Dormindo ou acordado: qual a porra da diferença? Você sempre vai tomar atitudes baseado no que sabe, e o que você sabe é fruto de especulações suas, geradas através de indícios somado aos fatos do dia-a-dia. Em outras palavras: a realidade não é exata. Não é o que a mídia determina, muito menos o que a sua mãe diz (Datena, então dá na mesma!), é o que você arquiteta com essa sua mentezinha incrível cheia de parafusos soltos e e entradas usb corroídas, sujeitas a tilts e não reconhecimento do drive. A mensagem das coisas são um mistério e vão continuar sendo enquanto cada um tiver poder de interpretação.

Olhos, boca, pele, ouvidos e nariz dizem em uníssono:
-A verdade não existe, NEVERdade?
Ao passo que o cérebro, no alto da sua onipotência, decreta:
-EVERdade!

Pronto. Eis selado um acordo unilateral que visa somente a criação de fatos distorcidos do cotidiano somados a falha de comunicação devido ao poder de dedução do cérebro achar que tudo o que ele sente faz sentido (parece redundante mas é EVERdade!).

Segue o exemplo:
Lili se apaixona por Clóvis. Até então eles são amigos. Clóvis escreve em seu blog. Lili sempre o lê, afinal ela é sua fã número 1. Dia desses ela estava lendo e se deparou com um post sobre a última saída deles numa festa. Descobre que talvez, bem TALVEZ a menina da qual ele gostaria de ali ter ficado não entendia os sinais corporais que ele transmitia como passar-a mão-no-cabelo-em-direção-a-nuca-enquanto-sorria-desconcertado! Fodeu. Ela pensa que Clóvis queria ficar com ela e perdeu a coragem, MAS NÃO!!! É tudo fruto da sua imaginação faminta por um momento sonhado. Ele só queria pegar a amiga dela mas como Lili não desgrudava de sua cola ele começou a ficar nervoso achando que a garota pretendida estivessse suspeitando que estava acompanhado. Sem querer sem indelicado ele passa a mão na cabeça numa última atitude silenciosa de esboçar uma clara repreensão à sua amiga:
- Ô Lili, não me empata a vida! Não ta vendo que quero catar sua amiga, pô! Ajuda, vai...

Feita a merda, você CA-PRI-CHA num email DA-QUE-LES vomitando seu sentimento previamente dixavado e enrolando como se dali brotasse o sentido da vida. Confere, dá um suspiro e catch a fire! Envia.

Tal qual um rosto besuntado de óleo diesel em frente a um bolo de aniversário, só precisava mesmo de um primo bem chato pra enfiar sua cara no bolo com direito a velas acesa e tudo mais. Bem , o final você sabe...

Cérebro. Não se deixe enganar tão fácil por ele, afinal ele também é enganado como você.. Pelo coração – o diretor premiadíssimo que faz qualque ator –você- entrar em Cannes, digo, pelo cano. E não se assuste se só pegar papéis de comédia nos filmes dele, ele adora o Jim Carrey, por exemplo...

Afe, preciso dormir.

Nenhum comentário: