terça-feira, 28 de julho de 2009

Eterno Retorno



Uma criança entra em um quarto para voltar a sua bola.
Lentamente,todo o espaço torna-se cheio de personagens
bizarros que repetem seus gestos cotidianos ad infinitum.


A vida acontece no seu dia-a-dia. E ela se repete. Imagine dezenas delas confinadas num quarto. Praticando as mesmas coisas, a toda hora como em um ctrl+c/ctrl+v premeditado. Se comandos fossem notas esse lugar teria uma trilha: Tango.


"Trinta e seis personagens de diferentes fases da vida - representações de diferentes épocas - interagem em uma sala, deslocando-se em loops, observada por uma câmera estática. Eu tive que desenhar e pintar cerca de 16.000 células-mates, e fazer várias centenas de milhares de posições sobre uma ótica impressora. Demorou sete meses, dezesseis horas por dia, para fazer a peça."

Texto completo no site

Prova do quanto a edição de um filme é fundamental na hora de transmitir uma história, esse vídeo animal foi ganhador do Oscar em 1983 na categoria Melhor Curta de Animação além de outros cinco prêmios importantes. Do diretor polaco Zbigniew Rybczynski saúde, uma animação duca sem as técnicas de 3D, massinha e essa parafernália tecnológica de hoje. Na época, rendeu uma estatueta dourada mas, sinceramente? Palma pro cara. De ouro.

Nenhum comentário: